Exames realizados

Veja alguns exames realizados em nossos pacientes.

Os exames laboratoriais são extremamente importantes, principalmente para quem quer cuidar da saúde, prevenindo e realizando o acompanhamento de várias doenças. Esses tipos de exames direcionam para um diagnóstico assertivo e auxiliam nos tratamentos de cada patologia.

 

Os principais exames laboratoriais são feitos por amostras de sangue, urina e fezes e podem analisar a presença de diversas alterações hormonais, como os distúrbios da tireóide e os distúrbios metabólicos como o diabetes e colesterol. Existem também outros testes mais avançados como as pesquisas genéticas, que são realizados por coleta de sangue, como por exemplo a Hemocromatose hereditária.

O ultrassom é um exame solicitado rotineiramente por diversas especialidades, com o objetivo de avaliar desde órgãos mais superficiais como as camadas da pele, até órgãos mais profundos como os órgãos abdominais. O exame de ultrassonografia deve ser sempre realizado por um especialista capacitado para que o seu resultado contribua de forma assertiva no diagnóstico e tratamento das doenças agudas e crônicas. 

O exame de ultrassonografia com Doppler é indicado, geralmente, quando existe a suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou obstrução destes. É um exame que pode auxiliar no diagnóstico de tromboses, aneurismas, varizes, malformações vasculares, e pode assim, auxiliar no tratamento de várias patologias. O Doppler também pode ser utilizado como rotina para pacientes gestantes com o objetivo de avaliar o fluxo sanguíneo da mãe e do feto.

  • Eletrocardiograma: No eletrocardiograma registramos a atividade elétrica do coração. O registro dessa atividade, em forma de ondas, é feito através de eletrodos colados na pele e permite ao cardiologista detectar variadas anormalidades no coração. O exame é feito em poucos segundos e é indispensável para a avaliação cardiológica, seja nos pacientes que já tem doença cardíaca, naqueles que estão investigando algum sintoma ou nos que buscam uma avaliação de rotina.
 
  • Teste Ergométrico: O Teste Ergométrico também denominado de teste de esforço é um exame de baixo risco e com várias utilidades. Através da monitorização do paciente durante um esforço físico programado e personalizado pode-se avaliar o risco para doença das artérias do coração, investigar a origem de sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações, analisar o comportamento da pressão arterial, na atividade física além de verificar o desempenho físico, sendo muito importante para orientar atividades físicas.
 
  • MAPA: O exame Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) consiste na medição automática da pressão por várias vezes durante o período de 24h, permitindo definir a média da pressão arterial, nesse tempo, a presença de picos de pressão mais alta ou mais baixa e o comportamento da pressão durante os vários momentos do dia e da noite. Ele ajuda muito no diagnóstico da hipertensão arterial e também no acompanhamento do tratamento dessa doença silenciosa mas que pode causar graves complicações se não for bem conduzida.
 
  • Holter: No exame de Holter de 24h buscamos registrar o ritmo de batimento do coração durante um dia completo, inclusive no período da noite. Essa monitorização prolongada do ritmo do coração permite a investigação de sintomas sugestivos de arritmias, como palpitações, desmaios, entre outros e também a avaliação de pacientes que têm alto risco de desenvolver essa doença, mesmo que não tenham sintomas (pacientes pós infarto, com histórico familiar de arritmia, com alterações em outros exames). É ainda bastante útil no acompanhamento dos pacientes que já tem arritmia, inclusive daqueles que são portadores de marca-passo cardíaco.

O exame de Elastografia Hepática consiste em uma técnica inovadora de última geração no diagnóstico das doenças do fígado.

Trata-se de um exame simples, muito semelhante ao ultra-som, sem nenhum risco ao paciente, ,sem dor ou qualquer desconforto.

O aparelho realiza medidas da rigidez do fígado, correlacionando esta medida com o grau de fibrose que pode estar acometendo o órgão. A evolução da fibrose pode levar ao desenvolvimento de cirrose, um estágio mais grave das doenças do fígado.

O exame de elastografia já nos permite evitar a realização de biópsia do fígado em muitos casos, principalmente nas hepatites virais B e C, além da Doença Hepática Gordurosa (Esteatose), informando ao médico o grau exato de evolução e agressão ao fígado.

O Liver – Instituto do Fígado de Goiás, está realizando exame de Elastografia Hepática transitória, através do aparelho FibroScan®,  exame altamente específico e validado internacionalmente.

O exame é rápido, não dói e não oferece nenhum risco ou complicações ao paciente.

Esses tipos de exame auxiliam no diagnóstico de doenças do aparalho digestivo. E Endoscopia Digestiva Alta analisa a parte superior do tubo digestivo, como o esôfago, estômago e a parte inicial do duodeno, e é capaz de identificar lesões como esofagites, gastrites, úlceras e neoplasias. Durante o exame ainda é possível realizar biópsias e até alguns tratamentos locais, sem precisar de cirurgia.

A Colonoscopia é um exame utilizado para rastreamento do câncer de intestino, capaz de detectar lesões pré-malignas e retirá-las, assim como auxiliar no diagnóstico de diversas doenças do intestino grosso, como as doenças inflamatórias intestinais e a doença diverticular.

Entre em contato com o Liver – Instituto do Fígado de Goiás e faça o agendamento do seu exame. Estamos preparados para lhe receber. Aguardamos o seu contato!

Agende seus exames

Preencha seus dados para darmos início ao seu agendamento

Ou através de nossos telefones: