Tenha um tratamento especializado com o Instituto Liver.
As hepatites virais correspondem ao processo de inflamação do fígado devido a contaminação por determinados vírus, sendo os mais comuns, as hepatites A, B, C, D e E.
Estas condições podem levar ao comprometimento leve, moderado ou grave do fígado e necessitam de diagnóstico precose e tratamento específico.
O vírus da hepatite A é bastante comum em áreas com condições precárias de saneamento e higiene básicos. Está presente nas fezes dos doentes e podem contaminar a água e os alimentos a serem ingeridos pela população local. Por isso a melhor maneira de se prevenir é lavar bem os alimentos, ingerir água filtrada ou fervida e higienizar sempre as mãos.
A transmissão acontece principalmente pelo contato com sangue ou fluidos corporais de pessoas infectadas. Pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção, instrumentos perfuro-cortantes não esterilizados e também no parto. A doença deve ser diagnosticada e acompanhada precocemente, para evitar a evolução para as formas mais graves, como a cirrose e o câncer de fígado.
As principais formas de transmissão do vírus da hepatite C são pelo contato com sangue contaminado, como o uso compartilhado de instrumentos perfuro-cortantes não esterilizados, alicate de unha, lâmina de barbear ou instrumentos cirúrgicos e o histórico de transfusão de sangue antes da década de 80. A maioria dos pacientes são assintomáticos, entretanto, se não forem tratados podem evoluir para cirrose e tumor maligno de fígado.
A hepatite D ocorre apenas entre pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B, apresentando as mesmas formas de contaminação. Entretanto, a infecção conjunta dos vírus da hepatite B e D (ou Delta), pode resultar em sintomas mais graves e os pacientes devem ser tratados precocemente em centros especializados.
A hepatite E assim como a hepatite A, também é transmitida principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Os sintomas são mais brandos, entretanto, os casos mais graves são mais comuns em mulheres grávidas e pacientes imunossuprimidos como os transplantados de órgãos sólidos.
O fígado é responsável por cerca de 500 funções vitais em nosso organismo, desde o processamento e armazenamento de nutrientes até a produção de proteínas e fatores de coagulação sanguínea.
Por isso, qualquer sinal de uma hepatite ou para evitar o agravamento da doença, é importante fazer um acompanhamento e tratamento especializados. A Liver – Instituto do Fígado de Goiás está aqui para atendê-lo. Aguardamos a sua visita!
Avenida Portugal, Quadra L29, Lote 1E, Salas B1102 / B1104 / B1106 / B1107. Edifício Orion. Setor Marista - Goiânia/GO. CEP: 74.150-030
(62) 99688-6325
(62) 3157-8548
@liverinstitutodofigado
Responsável Técnico:
Dra. Patrícia Souza de Almeida Borges
CRM-GO: 17446 / RQE-10658
2022 © Liver Instituto do Fígado